O silêncio na terapia!


Qual o sentido do silêncio na terapia? Paciente x Terapeuta

O silêncio também é um elemento da comunicação que se faz presente em qualquer ato comunicativo, inclusive na terapia. Em alguns momentos por mais que o inconsciente procure se valer da linguagem na busca de sentido, através de palavras, gestos, atitudes ou expressões, sempre haverá um resto, sem sentido, algo da ordem do irrepresentável, do não dito. E é aí que o silêncio se faz uma forma de comunicação, daquilo que não se consegue expressar.

O silêncio é um momento de reflexão interna do cliente e pode ter várias interpretações e com o vínculo estabelecido com o seu terapeuta, este saberá identificar e trabalhar com o que emerge na terapia.

Já o silêncio do psicoterapeuta trata-se de uma escuta apurada do que está sendo trazido pelo paciente, seja através de uma comunicação verbal ou não verbal. O psicólogo estará atento a todas as formas de expressão do paciente na terapia, mesmo aquela onde o paciente não expressa nada, mas para o terapeuta o silêncio também é muito relevante. Em alguns momentos na sessão não há o que ser dito e a melhor opção é apenas o acolhimento que o terapeuta faz através da escuta.

E embora a terapia se fortaleça e se constitui através do diálogo, como dizia Carl Rogers o silêncio na terapia também pode ser terapêutico.

#terapia #silêncio #psicoterapia #terapeuta #terapêutico

0 visualização
  • White Instagram Icon
  • Linkedin
  • White Facebook Icon

 048 9 9817-4800                 psicologathielentaveira@gmail.com

© 2019 by Thielen Taveira